segunda-feira, junho 30, 2008

Mentos + Coca-Cola Light = Morte?


Como surgiu essa história?


Ao que tudo indica, essa história surgiu nos Estados Unidos quando dois rapazes (um professor e um advogado) fizeram um vídeo que foi inspirado pela fonte famosa que é situada em frente do hotel Bellagio em Las Vegas. Para esta experiência 101 garrafas de dois litros de refrigerante de cola e 523 Mentos foram utilizados.


Procurando no site de vídeos Youtube pelo termo "mentos + coke", encontramos mais de 10.600 vídeos. É claro que muitos vídeos são repetidos, mas essa quantidade de vídeos reflete a popularidade do experimento.
A moda é tão forte no mundo todo que em julho desse ano, nos Estados Unidos, um site chamado Mentos Geysers promoveu um concurso que premiou as maiores erupções criadas com essa reação.
Há uma lenda urbana muito mais antiga que diz que um garoto engoliu várias daquelas balinhas explosivas e, em seguida, consumiu uma lata de refrigerante e o resultado foi a explosão de sua barriga e morte instantânea. Essa lenda lenda foi citada até no filme Lenda Urbana, de 1993.

E dessa morta surgiu o tal da morte com mentos mais coca, acho estranho, quantos amigos meus misturam doce com coca-cola (principalmente entre as minhas amigas, frescas que só bebem coca light) e nenhum amigo meu nunca passou nem uma dor de barriga se quer.

Vou fazer isso com o meu hamster, vamos ver se ele explode.


O que é essa reação química?


Os refrigerantes de cola contêm certa quantia de CO2 (gás presente naturalmente no ar que respiramos) que dissolvida em água forma borbulhas minúsculas que são mantidas juntas por uma malha de moléculas de água em volta de cada bolha. Esta conexão de moléculas está em um equilíbrio instável. Quando introduzimos as pastilhas Mentos no líquido, esta conexão é perturbada. Isto principalmente é gerado pela aspereza da superfície doce da bala, que entrando em contato com o refrigerante, fornece muitos cantos pequenos e fendas que permitem que borbulhas se formem ao redor dele e, em questão de segundos, são transformados nessa explosão de refrigerante que podemos observar.


Que na verdade, não é uma reação química, e sim, física.





Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.